Início CULTURA NOVOS TALENTOS À VISTA
NOVOS TALENTOS À VISTA

NOVOS TALENTOS À VISTA

0
1

whatsapp-image-2016-12-19-at-16-34-07-1Na manhã do dia 19 de dezembro de 2016, já quase no calar do ano, aconteceu na Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos (Teresina-PI) um encontro de artistas infantis, jovens e adultos.

Numa ação de puro compromisso com o futuro já presente de nossa arte teatral, os diretores Roger Ribeiro, Chico Borges e Paulo de Tarso, respectivamente dos Grupos Proposta, Utopia e Ribalta, promoveram uma audição com o intuito de manter ativos participantes de oficinas oferecidas na cidade de Teresina no decorrer desse ano, bem como, também, alunos da Escola de Teatro Gomes Campos.

Das 9h às 13h, sem intervalo, os participantes puderam mostrar um pouco do que desenvolveram ao longo do ano, através de exercícios em grupo e individuais, apresentando à Banca Examinadora suas performances de corpo, voz e improvisação.

A manhã começou com a apresentação de uma cena do espetáculo “O chip nosso de cada dia” (Texto de Robson Lima, direção Roger Ribeiro, Grupo Proposta de Teatro, Timon-MA), interpretada por Juval Barbosa e Nanda Souza (atriz recentemente premiada como Melhor Atriz Revelação, no 5º Festival Nacional de Teatro de Floriano-PI).

Em seguida, a Banca, formada por Chico Borges (ator, produtor, cenógrafo, instrutor de teatro e diretor do Grupo Utopia de Teatro, Teresina-PI), Dr. Robson Lima (ator, produtor, instrutor de teatro, diretor, dramaturgo e historiador, oriundo do Grupo Proposta de Teatro, Timon-MA) e presidida por Dan Martins (ator, produtor, dramaturgo, diretor do Grupo de Teatro Buriti, Teresina-PI e atualmente residindo no Rio de Janeiro, cursando o 3º Período de Bacharelado em Atuação Cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio), explanou sobre como se daria o processo de avaliação dos participantes, sendo a primeira etapa um trabalho de grupo e a segunda, individual.

Muitos dos participantes estavam acompanhados dos pais e/ou responsáveis, o que demonstra um momento muito bom da nossa arte. “O apoio dos familiares ao sonho de seus filhos gera uma força e um respeito ainda maior a quem pretende seguir nessa carreira de teatro”, pontua o diretor Chico Borges.

Após cada apresentação dos grupos, a banca destacou pontos positivos e de possíveis melhoras tanto no aspecto coletivo quanto no individual dentro da equipe. Assim como nas apresentações individuais, que também foram minuciosamente comentadas por cada membro da banca.

“A ideia da audição partiu da observação de que todos os anos várias são as oficinas e cursos oferecidos em Teresina e em Timon, de onde saem várias crianças, jovens e adultos e poucos, muito poucos mesmo são aproveitados pelos grupos de nossa região”, destaca o diretor Roger Ribeiro, que ainda afirma que “esses participantes da audição estão diretamente sendo observados por diretores de grupos, com o intuito de convidá-los a integrarem seus respectivos elencos em 2017”.

O Dr. Robson Lima destacou, devido a grande presença de crianças e adolescentes, que o teatro, na idade deles, “não deve deixar de ser encarado como uma brincadeira, mas uma brincadeira séria, e que pode se tornar ainda mais séria, até, dependendo do estudo e da dedicação, transformar-se em profissão e levá-los cada vez mais longe”.

Os adultos presentes mostraram-se bastante envolvidos com o momento, aplaudindo e demonstrando entendimento sobre tudo que aconteceu, sem, claro, deixar de registrar a participação de seus entes através de fotos e vídeos.

Dan Martins esclareceu ainda que “a Banca Examinadora não tratará os participantes como aprovados e reprovados, e sim, como mais ou menos aptos a integrarem os grupos observadores nesse momento”. Também garante a divulgarão do resultado em até 48 horas após a audição, depois de discutirem calmamente todos os detalhes das apresentações de cada um dos que compareceram, numa análise não só técnica, mas também comportamental em relação à arte que já estão praticando.

O Portal Proposta divulgará em primeira mão o resultado da ‘Audição para Novos Talentos do Teatro 2017’, tão logo a organização do evento forneça os dados para a devida publicação.

(Da Redação)

Comentário(1)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *