Início AGENDA CULTURAL PIAUHY ESTÚDIO DAS ARTES: MOVIMENTO Nº 1
PIAUHY ESTÚDIO DAS ARTES: MOVIMENTO Nº 1

PIAUHY ESTÚDIO DAS ARTES: MOVIMENTO Nº 1

0
0

Piauhy Estúdio das Artes estreia espetáculo com novos atuantes do Grupo

Por Maneco Nascimento

Fotos\imagem (acervo do Coletivo)
Fotos\imagem (acervo do Coletivo)

O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes estreia espetáculo-resultado da seleção de novos atuantes da companhia. “Experimento N° 1” será apresentado na noite do dia 04 de fevereiro (sábado), às 19 horas, na Galeria de Arte do Club dos Diários “Nonato Oliveira”.

O trabalho discute, com uma estética contemporânea, as relações entre o fazer teatral e a vida do artista da cena no Estado do Piauí. Suas lutas, rejeições, amores, as dificuldades enfrentadas durante o processo criativo, se intercruzam no espaço mitopoético nessa proposta do Grupo.

A demostração em Experimento é resultado de um processo de seleção para novos atores e atrizes do Coletivo. O processo começou no final de 2016 e as respostas conseguidas marcam a concepção de um novo espetáculo, o “Experimento N° 1”.

Adriano Abreu, Coordenador do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que também assina o roteiro do espetáculo, reflete sobre essa produção como um novo momento do grupo,

“Passamos muitas dificuldades, durante os últimos dois anos, com o afastamento de alguns atuantes do Piauhy Estúdio das Artes, por vários motivos, discordâncias estéticas e processuais, questões de saúde e até a impossibilidade do Coletivo de arcar com a sobrevivência dos seus membros, que obrigou algumas pessoas a buscarem outros trabalhos. Dessa forma, as consequências no nosso ritmo de realização foram enormes. No final do ano, resolvemos abrir um processo de seleção de novos atores e atrizes, artistas que tivessem vontade e tempo, para assumirem com disciplina o fazer cênico”, conta.

O espetáculo ocorre em 6 movimentos cênicos, onde misturam-se recursos narrativos, performativos e dramáticos. A encenação privilegia a ludicidade, reflexão e, principalmente, a teatralidade advinda de atuações marcantes, que já são sinônimos do trabalho do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. “Experimento N° 1, traz a marca de uma geração jovem que deseja fazer teatro no Piauí, contrariando todas as expectativas daqueles que consideram esse ato inviável ou perca de tempo ”, finaliza

O Roteiro e Encenação é de Adriano Abreu. A Direção Musical de Caio Leon e a atuação fica por conta dos novos atores e atrizes do Coletivo, Ana Clara, Állex Cruz, Deusa Melo, Marco Aurélio, Matheus Paiva, Mayra Sousa, Waldfran Soares.

A montagem é uma realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, com apoio cultural da Casa da Cultura de Teresina e Complexo Cultural Club dos Diários\Theatro 4 de Setembro.

O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes é uma organização dedicada a promoção, divulgação, pesquisa, ensino e produção das artes cênicas, com foco principal na formação integral do atuante e suas interfaces com a arte do espetáculo. Desempenha na cidade de Teresina um trabalho de pesquisa, estética de conceitos cênicos que explora o fazer teatral  a rigor de marcas do teatro brasileiro de expressão piauiense que identifiquem a práxis pontual e profissional na cena viva.

Serviço:

Estreia  de “Experimento Nº 01”

dia 04 de fevereiro de 2017 (Sábado),

às 19h,

na Galeria de Artes “Nonato Oliveira”

 Mostrar mensagem original

Entrada Franca.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *