Início AGENDA CULTURAL GRUPO PROPOSTA DE TEATRO APRESENTOU PEÇA INFANTIL EM TIMON
GRUPO PROPOSTA DE TEATRO APRESENTOU PEÇA INFANTIL EM TIMON

GRUPO PROPOSTA DE TEATRO APRESENTOU PEÇA INFANTIL EM TIMON

0
0

Viabilizada pela Lei Rouanet, espetáculo infantil buscou conscientizar a população através das aventuras do tatu Chico Bola.

foto Leonardo: divulgação
foto Leonardo: divulgação

O espetáculo infantil “Aventuras do Mundo Encanado” chegou no próximo dia 20 de novembro a Timon, no Maranhão, com o foco de democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da concessionária Águas de Timon e apoio do Instituto Equipav. O Grupo Proposta de Teatro, responsável pela montagem local, fez doze apresentações gratuitas em escolas municipais e praças da cidade.

Este ano, a “Aventuras do Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará a história que terá como protagonista um tatu-bola e também as características geográficas da região de Timon, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo conta que Chico Bola é um tatu-bola dedicado à proteção do meio ambiente e principalmente do bioma em que vive: a caatinga, que está ameaçada pelo desmatamento e pelas queimadas cada vez mais constantes. Preocupado com seu habitat, Chico utiliza sua capacidade de se enrolar em sua armadura para chegar até os malfeitores, que desrespeitam o meio ambiente, conscientizando-os sobre a importância da conservação das águas e das matas.

Foto Leonardo: divulgação. Em cena Roger Ribeiro
Foto Leonardo: divulgação. Em cena Roger Ribeiro (Seu Barriga Grande)

“O projeto é de elevada relevância para educação local, utiliza metodologia lúdica, por meio de peça teatral, e aborda temas de impactos sociais. Esperamos facilitar o aprendizado e estimular a educação, base de grandes mudanças. É uma satisfação apoiar projetos que visam o fortalecimento da comunidade em geral”, afirma Natália Frota, assistente social da Águas de Timon.

Além da cidade do Maranhão, a peça passa por outras 18 cidades de cinco estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Esta é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de 115 mil crianças.

“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso, de forma que todos possam se conscientizar do papel importante que tem dentro do ecossistema e na sua preservação e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-las mais responsáveis.”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

foto Leonardo: divulgação. Em cena Vitorino Rodrigues (Chico Bola) e Rutiele Santos (Catirina)
foto Leonardo: divulgação. Em cena Vitorino Rodrigues (Chico Bola) e Rutiele Santos (Catirina)

Em Timon, o espetáculo foi encenado pelo Grupo Proposta de Teatro, entidade genuinamente timonense, que muito bem representa a cidade e o Estado do Maranhão há 27 anos por todo o país. Através de análise curricular e portfólio, o Grupo Proposta de Teatro foi selecionado para o desenvolvimento do espetáculo. A montagem local conta com Texto de Vitorino Rodrigues e elenco formado por Vitorino Rodrigues, Roger Ribeiro, Ana Carvalho e Rutiele Santos. Na operação de som e contrarregragem, Juval Barbosa e a direção geral é de Roger Ribeiro.

A agenda de estreia do espetáculo “As aventuras do Mundo Encanado” contou com as seguintes apresentações:

 

Data: 20 de novembro (segunda-feira)

Horário:  10h e 16h

Local: Escola João Reis – Rua Vinte e dois, 1730 – Parque Piauí II

 

Data: 21 de novembro (terça-feira)

Horário:  8h e 16h

Local: Escola Anjo Gabriel – Rua 97, 30 – Vila Monteiro

 

Data: 22 de novembro (quarta-feira)

Horário:  8h

Local: Escola Professora Raimunda (Mundoca)

 

Data: 22 de novembro (quarta-feira)

Horário:  10h e 11h

Local: Escola Nazaré Rodrigues – Auditório Wall Ferraz

 

Data: 23 de novembro (quinta-feira)

Horário:  8h e 16h

Local: Escola Pedro Falcão

 

Data: 24 de novembro (sexta-feira)

Horário:  9h e 14h

Local: Centro de Convivência do Idoso Júlia Almeida – para alunos da Escola Francisco Cleiton

Data: 25 de novembro (sábado)

Horário:  17h

Local: Praça São José

(Assessoria)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *